Arte e Cidadania

Público alvo: Adolescentes e adultos com deficiência intelectual e múltiplas deficiências com interesse na inclusão profissional.

Faixa etária: A partir de 12 anos Funcionamento: 2ªf ás 6ªf das 8:30 ás 16:30

Forma de Acesso: Contato telefônico para agendamento de reunião de pré inscrição. O programa

Arte e Cidadania utiliza a metodologia do protagonismo. Atividades socio educativas, artesanais e de expressão propõe vivências que favorecem o desenvolvimento de habilidades sociais e funcionais, indispensáveis ao desempenho profissional. Arte&Cidadania Inclusão social através de atividades socio educativas, artesanais e de expressão. Programa Projeto Atuação Atividades sócio educativas possibilitam a criação de um espaço de reflexão sobre as ações desenvolvidas. Oferece subsídios para o desenvolvimento de habilidades básicas para o enfrentamento de situações do cotidiano.

Atividades propostas: Profissionalização, Montagem de eventos, Educação financeira, Culinária Habilidades Sociais, Comunica- ção, Oficina socioeducativa, Organização dos espa- ços, Interação sem limite, Curso de solda (parceria com o Instituto Eldorado). É imprescindível a intervenção junto a família para que entenda como funciona a metodologia do protagonismo, assim como as as mudanças que, via de regra, ocorrem no desempenho de seus filhos. Não há prazo para frequência ao programa uma vez que respeita o desenvolvimento de cada um.

Projeto Transformarte: Atividades artesanais e culturais possibilitam ao usuário desenvolver habilidades funcionais que facilitarão o desempenho de atividades produtivas. A avaliação do material produzido favorece a discussão sobre níveis de qualidade e senso estético dos produtos. A vivencia de situações que envolvem conceitos como responsabilidade, compromisso e qualidade são indispensáveis nesse processo. Atividades propostas: Mosaico,teatro,dança, ritmo e coral.

Acompanhamento Pós Colocação Profissional Público Alvo: Adolescentes e adultos com deficiência intelectual em processo de adaptação ao emprego. Em sua maioria, ex -usuários do programa Arte & Cidadania. Com o intuito de lidar com situações do ambiente de trabalho, reunem-se usuários já efetivados por empresas parceiras e a equipe técnica da SORRI. O projeto também prevê o acompanhamento efetivo desses usuários, sistematicamente. Não há um prazo definido. A intervenção junto a família tem a finalidade de alinhar a comunicação entre todos os envolvidos. Para tanto são utilizados atendimentos técnicos e palestras informativas. Espera-se com estas ações prevenir situações que comprometam a permanência dos usuários no mercado de trabalho.

 Projeto Capacitação: A proposta desse projeto é apresentar o mercado de trabalho com suas tendências e exigências aos usuários. Visa garantir-lhes o melhor aproveitamento nos processos de seleção que serão vivenciados na busca do emprego. Propõe também que aprendam a lidar com as regras de uma organização, facilitando-lhes a adaptação e manutenção ao emprego. Neste contexto dois cursos tem sido essenciais, uma vez que possibilitam mudanças e descobertas importantes para o futuro desempenho prossional. Ambos possuem um cunho avaliativo o que é conseguido através das observações que ocorrem no cotidiano, durante as aulas. Público alvo: Pessoas com deficiência interessadas na inclusão profissional. Faixa etária: A partir de 16 anos Forma de Acesso: Contato telefônico para agendamento de reunião de pré inscrição. Formação Profissional Programa Cursos, oficinas pontuais e assessoria capacitam pessoas com deficiência para o mercado de trabalho.

Curso Competências para o Trabalho: Tem a proposta de trabalhar as competências pessoais necessárias para o mundo do trabalho através de vivencias, dinâmicas e palestras informativas. Utiliza o protagonismo social como metodologia. O curso possibilita aos alunos a descoberta de seus pontos fortes e fracos colaborando para o resgate e fortalecimento da auto estima.

Curso Orientação ao Trabalho: É oferecido a todos os usuários, e principalmente àqueles que ainda não trabalharam ou cuja última experiência profissional tenha sido de longa duração.